==>>    VOLTAR       -       INDICE     <<==

Frutiferas - Pagina-2-
          No curso da execução do Plano de Reversão Florestal   (voluntário não compulsorio), acrescentam-se anualmente frutiferasem meio às especies lenhosas da Mata Atlantica, no intuito de beneficiar a fauna na área e no seu entornoa saber:
1 - Uvaia; 2 - Acerola; 3 Grumixama;
4 - Cambuci; 5 - Amora-Blackberries 6 Ameixa;
7 - Cereja do Rio Grande; 8 - Araçá; 9 Goiaba;
10 - Pecego; 11 - Cabeludinha; 12 - Pitanga;
13 - Abacate; 14 - Banana; 15 - Jaca; Texto - English
16 - Fruta do Conde 17 - Jabuticaba 19 - Melancias
18 - Macadamias  20 - Pinha do Brejo (p/FAUNA)

A C E R O L A - Janeiro a Abril

              Meses: Janeiro a Abril

Grumixama

      Grumixama
(Eugenia brasiliensis Lam., família Myrtaceae) é uma árvore brasileira da floresta pluvial da Mata Atlântica, também chamada: grumixa
: grumixaba, grumixameira, cumbixaba, ibaporoiti.
 
    Árvore de até 15 m de altura, nativa das matas primárias desde a Bahia até Santa Catarina, em matas aluviais e encostas suaves, é hoje rara. Seus frutos - bagas globosas, de uma ou duas sementes, além do consumo humano, atraem a avifauna;



           Grumixama


 U V A I A

Fotos Samuel H. Reimberg      U V A I A


           G O I A B A                Fotos Samuel H. Reimberg

      Goiabas: Março a Abril


Bandejinhas decoradas para vidros de geleia


Frutas não consumidas pela fauna são
   aproveitadas para geleias presenteadas
    a visitantes e colaboradores
     na Reserva Castanheira

 Cereja do Rio Grande -  The Brazilian Cherry

Cereja do Rio Grande  ( Brazil - Cherries )
Com nome científico Eugenia involucrata, a cereja do rio grande é uma árvore frutífera e ornamental, bastante popular nos quintais e pomares do sul e sudeste do Brasil. vale não confundir com outras espécies muito parecidas, como suas sinonímias Phyllocalyx involucratus, Phyllocalyx laevigatus, Eugenia paraguayensis. Conhecida por diversos nomes – Cereja-do-rio-grande, Cereja, Cerejeira, Cerejeira-da-terra, Cerejeira-do-mato, Cerejeira-do-rio-grande, Guaibajaí, Ibá-rapiroca, Ibajaí, Ibárapiroca, Ivaí, Ubajaí – a cereja do rio grande pertence à família das Myrtaceaes,
além de ser classificada em diversas categorias, como arbusto, árvore ornamental, árvore frutífera e até mesmo bonsai.  
Estas árvores desenvolvem-se muito bem em climas tropicais e subtropicais. Originárias da América do Sul, possuem ciclo de vida perene, gostam tanto da meia sombra quanto sob sol pleno, e pode chegar a ter mais de 12 metros de altura, dependendo de como são cultivadas.

...
J A C A  ( Fruta )  - Abril - Maio    -   Veja Têxto "JACA"
...


==>>    VOLTAR       -       INDICE     <<==

Bananas recem colhidas 

Bananas armazendas para suprir as bandejas de "petiscos" para a fauna...

==>>    VOLTAR       -       INDICE     <<==
AMEIXAS em abundância durante os meses de Julho a Setembro

                                                                                                                                                                                                            Foto Samuel H. Reimberg
  CAMBUCI constitue alimento para a fauna, como também para humanos;


                                                                                                                                                                                                                        Foto Samuel H. Reimberg
  AMEIXEIRA-do-JAPÃO, NESPEREIRA, AMEIXA-de-INVERNO - Fruta amarela, que dá no fim do inverno.  Nome científico:   Eriobothrya japonica   Fruto  comestível, ligeiramente ácido,  consumido  ao  natural  ou  como  geléia  e  compotas.
 Fruta laxativa; combate a prisão de ventre e diarreia das crianças; das folhas se faz um bom xarope contra tosse; é adstringente e emoliente; ajuda a baixar a pressão; é depurativa; chá das folhas e flores combate a gripe. Rica em vitaminas. A casca da raiz é usada contra diabete.
              Originária da China, muito cultivada no restante do mundo. Tornou-se uma das árvores frutíferas exóticas mais comuns em todo o território nacional.
The loquat (above)
is a species of flowering plant in the family Rosaceae, native to south-central China.
==>>    VOLTAR       -       INDICE     <<==
ABACATES em abundancia na Reserva suprem tanto a fauna como os humanos (Maio-Junho)

Abacateiro florido (Setembro)


==>>    VOLTAR       -       INDICE     <<==
            ABACATE      -    Persea americana

        O abacate é o pseudofruto comestível do abacateiro (Persea americana), uma árvore da família da laureáceas nativa do México ou da América do Sul, hoje extensamente cultivada em regiões tropicais, inclusive nas Ilhas Canárias e na Ilha da Madeira.
  Abacate" originou-se do náuatle awakatl.

    São conhecidas mais de 500 variedades, de três origens diferentes: a guatemalteca, a antilhana e a mexicana. A parte comestível é a polpa verde-amarelada, de consistência mole, que envolve a grande semente.
    Assim sendo correspondem às três variedades botânicas:

    raça mexicana: Persea americana Miller var. drymifolia;
    raça antilhana: Persea americana Miller var. americana;
    raça guatemalense: Persea nubigena Williams var. guatemalensis.

       Tem mais de 30% de gorduras (extraída comercialmente da semente, como do mesocarpo do fruto e de aplicação cosmética), é rico em açúcares e vitaminas e possui um dos mais elevados teores de proteínas e vitamina A dentre as frutas. Possui, ainda, quantidades úteis de ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6, além da vitamina A 8
       .É consumido isoladamente ou em saladas temperadas com molhos, como no guacamole, prato da culinária mexicana, ou como sobremesa, batido com leite e açúcar ou com açúcar e limão, em Moçambique e no Brasil.
        Colhe-se de janeiro a dezembro, com ênfase em abril e maio. É realizada normalmente utilizando escadas e tesouras apropriadas, ou “apanhadores de saco” que são utilizados para colher os frutos nas partes mais altas da árvore. Os frutos não devem ser colhidos sem pedúnculo, os quais devem ser aparados, deixando-se 6 a 10mm de seu comprimento para facilitar o acondicionamento na embalagem.
    O abacate era amplamente cultivado antes da conquista espanhola, mas só mereceu a atenção dos horticultores no século XIX. O nome náuatle do fruto é ahuacatl (o qual significa "testículo", em referência a sua forma), que originou, em espanhol, a palavra aguacate.
 O abacate é um fruto arredondado ou piriforme, de peso médio de 500 a 1500g. Sua casca varia, em colorido, do verde ao vermelho-escuro, passando pelo pardo, violáceo ou negro. As suas duas principais variedades são a Strong (cor verde) e a Hass (cor roxa). A árvore, o abacateiro, atinge até 30m e cresce melhor em climas quentes.
    O abacateiro cresce mais facilmente em solos leves, profundos, drenados e ligeiramente ácidos. As melhores condições climáticas são encontradas em regiões com chuvas em torno de 1.200 milímetros anuais.
                         --------------------------------------------------------------
    Muitas tantas pessoas torcem o nariz para ele pela fama de ser a fruta mais calórica de todas e mais "gordurosa". Realmente a fruta é bastante calórica, uma fatia de 100g de abacate tem aproximadamente 160 calorias,  calorias equivalentes a 1 pão francês.
    Mas o que poucas pessoas sabem é que o consumo dessa fruta traz benefícios à saúde.
    O alto valor calórico do abacate se deve a grande quantidade de gordura presente nele, mas se engana quem pensa que essa gordura faz mal. Ele é uma das principais fontes de gordura monoinsaturada, que ajuda na redução do colesterol e triglicérides, auxiliando na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.
    Além disso, é fonte de vitamina E e vitamina A, poderosos antioxidantes que atuam como protetores das células. E minerais como: ferro, potássio, magnésio e cálcio. 
    Outro benefício do seu consumo é que ele pode auxiliar no processo de emagrecimento. Devido ao seu teor de fibras, promove maior saciedade e ajuda no funcionamento do intestino.
    Aproveitando que é época do abacate, ele está mais barato e saboroso, que tal incluí-lo em seu cardápio?
    Mas alguns cuidados são necessários, principalmente em relação a quantidade.
Você não precisa comer o abacate inteiro de uma só vez, coma somente uma fatia pequena e guarde o restante na geladeira.
     Para retardar a oxidação, guarde-o ainda com o caroço.
     O ideal é que consuma o abacate puro, mas você pode amassá-lo e acrescentar limão e adoçante, ou ainda preparar  uma vitamina com leite desnatado. 
     Da mesma família do abacate consumido comumente consumido no Brasil, o avocado também é uma fruta bastante saudável e com excelentes propriedades nutricionais.
     Mas devido ao maior custo, a fruta produzida no Brasil, na sua maioria, é exportada para outros países.
O avocado possui muito menos água do que o abacate, o que torna sua polpa mais consistente e possibilita seu uso em saladas e diversos outros pratos salgados. A guacamole é um dos pratos salgados mais conhecidos que utilizam o abacate ou avocado em seu preparo.
MELANCIAS - (Water mellons)

==>>
  
  VOLTAR       -       INDICE     <<==
   Amoras em arbustos   (Setembro - Dezembro)     -      Blackberries-Bushes

Amoreira     -   Below :   Blackberry-TREE  (September)
Other type of Blackberries grow on TREES (Immagine the labour for "picking" them...)


Amoras colhidas para geleia   -    Blackberries-Harvested-from trees-(Sept.)
==>>    VOLTAR       -       INDICE     <<==